Bibliotecas Públicas Municipais distinguidas com menção honrosa pelo projeto “Degustação de Leituras”

As Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital foram distinguidas com uma menção honrosa pelo júri do Prémio “Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais”, pelo projeto “Degustação de Leituras”.

A cerimónia desta quinta edição do prestigiado prémio decorreu, dia 4 de Novembro, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, no âmbito do 15º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

O projeto denominado “Degustação de Leituras”, que tem estado a ser periodicamente desenvolvido pelas bibliotecas públicas de Oliveira do Hospital, pretende levar a leitura até aos cafés do concelho de Oliveira do Hospital, assim como a outros espaços de grande afluência de público, como as praias fluviais, por exemplo.

Em suma, esta iniciativa, que é aberta ao público em geral e tem sido um sucesso a avaliar pelo número de participantes que vem envolvendo, tem como objetivo principal promover os hábitos de leitura e o livro fora dos espaços da biblioteca, levando-os para locais onde não é tão habitual a sua existência.

É também uma forma de chegar a outros públicos, uma vez que como os livros se encontram nas mesas de café é mais fácil que os folheiem e os leiam.

Os livros deixados nos espaços comerciais são de várias temáticas como forma de promoção de diferentes autores, sem esquecer os autores concelhios.

No âmbito do projeto “Degustação de Leituras”, que abrange diversos públicos, são também habituais as tertúlias com a degustação de produtos endógenos, que convidam à troca de opiniões e de leituras acompanhadas por apontamentos musicais.