União de Freguesias de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços

Casa Brás Garcia de Mascarenhas

INFORMAÇÕES

Localizada no centro da vila de Avô, perto do Rio Alva, a Casa de Brás Garcia Mascarenhas foi edificada no século XVI, servindo então de habitação a um dos mais ilustres habitantes da terra. O edifício, de planta retangular irregular com dois corpos justapostos, é um exemplar de arquitetura senhorial quinhentista, que mantém muitos elementos da traça original. Na fachada principal, o corpo à esquerda, mais elevado, divide-se em dois registos, apresentando no primeiro um conjunto de portas de arco abatido sobre o qual se edificou, no segundo piso, uma varanda alpendrada ao gosto das loggie quinhentistas. O segundo corpo, à direita, possui apenas um registo, com uma porta e uma janela rasgada no frontispício.