União de Freguesias de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços

Santuário de Nª Sr.ª das Preces

INFORMAÇÕES

O Santuário de Nossa Senhora das Preces e a povoação do Vale de Maceira localizam-se na freguesia de Aldeia das Dez – concelho de Oliveira do Hospital (distrito de Coimbra). No braço estendido a poente do Monte de Nossa Senhora das Necessidades, ou como é também conhecido na região por Cabeço ou Monte do Colcurinho, o Santuário é um local de características únicas, testemunho de uma devoção e evolução ao longo dos séculos recentes que nos precedem.

No espaço, dos 650 metros de altitude até aos 750 metros, encontramos na parte inferior, uma imponente e verdejante arborização, constituída por variadas espécies exóticas e algumas árvores da região, e um conjunto de lagos em granito; nos patamares acima a igreja, o coreto, o lago do repuxo, o chafariz monumental, a gruta do Presépio, as capelas da Paixão de Cristo, a Albergaria (recentemente restaurada), alguns edifícios anexos e majestosas árvores seculares.